O NIHIO QUE MUITOS NÃO CONHECEM.

Por: Hélio Bulaimo.
O NIHIO QUE MUITOS NÃO CONHECEM.
Ouso em descrever o que poucos noticiam. Manter um caráter não significa ser um tirano tronado em uma aristocracia , e muito menos um monge isolado em um monastério na Palestina.
Ser jovem não significa, comportar-se como idoso, muito pelo contrário, é assumir a capacidade virtuosa na mocidade, com isso influenciar o outrem na força de Cristo. Não adianta ter cara de jovem, quando o coração é velho.
Bem, Ernesto Molide Nihio (Sacerdote Nihio), é um dos poucos jovens que eu adimiro nessa nossa bela geração. Falar dos outros tem sido algo que demonstra labor no pensamento. Mas falar desse jovem, pra mim é um enorme prestígio.
Ernesto Molide Nihio, 
Nascido em Mueda, da tribo Maconde, cresido e criado na baía e cidade de Pemba, na magna província de Cabo Delgado. Concretamente em Moçambique, na África. Se bem que eu acertei, então faço questão de dizer que até aqui esta tudo certo.Filho da dona Maria e do Professor Molide Nihio.

Procuro descrever em forma de conto agora.
Mano, Conheço -te em uma zona de pouca credibilidade (Colocolone), sim esse é o nome dado aquele local que tanto nos levou a descoberta do que ninguém sabia. Foram dias de brigas, zueira, marginalizados pelas circunstâncias nós íamos, assim nostalgiados pela beleza das meninas. Entre nós parecia mesmo que eu era Maconde e tu eras Macua...mesmo que eu Não entendesse bem, Mas assim subia a aproximação entre nós.
Dias foram, noites chegavam onde juntos tínhamos o hábito de frequentar as humildes cinemas, e no fim ou mesmo antes de tudo depois da janta lá ia o sinal pra subir ás brincadeiras na estrada...Ah eu me lembro sim, dos famosos jogos locais ( Nidje-Nidje) em forma de "esconde-esconde", (Paulito) e muito mais. Eu me lembro, das sacrificiais caminhadas a estilo garimpeiro caçando metal ferro pra vender. Ah aqueles foram dias inesqueciveis; com certeza inquebráveis. É inimaginável esquecer dos dias na escola secundária 16 de Junho. Dos momentos de preparação de matérias, das conversas de planejamento do futuro. Noites em que nos juntávamos com a galera de colocolone so pra bagunçar outros bairros. Estou vendo que esse Nihio, é aventureiro. Nessa viagem, Me lembro muito bem que esse humilde jovem decidiu enriquecer. Mas como assim? É certo, Nihio decidiu enriquecer. Mas para surpresa minha ele achou o sujeito mais sério pra o enriquecer mais do que o homem pensava. Foi Jesus, o homem que enriqueceu a alma pobre desse Jovem Nihio.
Vejamos, como bem antes falei, o Nihio que muitos Não conhecem. Quem é? Talvez alguém por aí diga: qual é o outro lado dessa moeda hein?
Procuro aqui descrever algumas carateristicas que possam abrir a mente de muitos sobre esse jovem:

1. Um Nihio Amigo.

Na vida temos dois tipos de amigos, virtual e de facto. O virtual podemos ter por meio das redes sociais ou imaginação, Ao passo que, o do facto, é um amigo palpável, cujo físico entra em contacto com a gente. Nihio é um dos poucos jovens em que continuadamente afirmo ser um amigo mais chegado que um irmão.


2. Nihio Confiável. 

Estamos em um mundo cheio dos safadãos e as safadas . Onde está difícil confiar alguém. Tem aquele ditado: Duvide até sua própria sombra. Nesse cenário, ouso falar, que Nihio é um Maconde, que eu vi e caminhei com ele , em que conversando com ele eu tinha firmeza de que o nosso segredo não colocaria meu nome na primeira página do jornal da cidade.


3. Nihio Bi-Cultural.

Na África quem não vira poliglota é por desinteresse próprio. So que não basta conhecer a língua, é necessário se identificar com a Cultura dos falantes da língua aprendida. E Nihio, é um amigo que eu consegui identificar essa particularidade da Bi-Cultura. O camarada consgue se intronizar com o povo com maior facilidade e alegria.


4. Nihio Moderado

Já ouviu falar que ha tempo pra Todas as coisas? Pois é, com certeza que se não ouviu sobre isso, eu olhei na Bíblia e vi isso. É incrível eu ver a moderação desse jovem Nihio, é um ser social, que consegue botar moral no ambiente, o homem de Sim quando é sim, não quando for não. Pra mim, esse é um dos atos que não me dificulta. Mas parabéns meu amigo Nihio. Sabe reagir nas piadas e nas coisas sérias da vida.


5. Nihio Estudante e Trabalhador.

Tenho a magna honra de conhecer Nihio na escola, em casa e por la fora. Tudo que contemplei foi precisão e vontade de aprender e exercer uma função que ajudasse o seu próximo.


6. Nihio social e familiar.

Sempre foi um jovem cercado de amigos, preocupado com o próximo, e nas nossas conversas sempre não deixa de citar da Mãe e os irmãos junto com os demais parentes. É incrível ver a preocupação amorosa do Nihio. Com certeza quem não honra a família, e não ama o próximo parde tempo com a vida.
Como dizem "ora viva", Me lembrei do meu saudoso pai PedroBulaimo, que sempre virou essa frase. Chegado aqui, sigo demonstrando as três últimas coisas do Nihio que muito nunca descobriram. Vejamos:

7. Nihio Discípulo , Servo e Amigo de Cristo.

Se tirasse tudo que eu falei e deixasse essas três caraterísticas já mencionados acima seria muito gratificante pra você entender Nihio.
Meu irmão e Amigo Nihio, ele é discípulo porque aprende com Cristo, é Servo porque trabalha pra o seu Mestre e por fim, é Amigo porque compartilha a mensagem de Cristo. Na vida todos queremos ter um bom carácter, Mas nunca lutamos pra manter. Continuemos sempre no Senhor. Vivenciei a infância na fé e a entrada no Colégio Teológico de Pemba, aquilo demonstrava a cede pela verdade. Dali nossa amizade foi só crescendo. Como foi com Davi e Jônatas.
Chamo a atenção de não julgar antes de conhecer a pessoa. Amemo-nos.
Até aqui me ajudou o Senhor, posso afirmar a todos que Nihio nessa humildade que tem nesta vida, o dever de evangelizar é tarefa de todos nós que já servimos a Jesus. Como disse Corrie Boon: "ou você é missionário ou é campo missionário". (Você decide). Você é um jovem com decisão e perfil de projetar bom caráter no meio de muitos por Cristo Jesus. Deus te abençoe. Espero que tudo sirva pra lhe de Deus, despertamento do povo . O verdadeiro valor daquilo que você é, e o que podes vir ser no futuro, tu es a pessoa responsável por isso. Isto é, você é o professor do mundo em que estás inserido que pode ensinar aos outros sobre o valor que você merece. Nada além de você pode ensinar o que voce sente, exceto Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pequena Biografia de Hélio Bulaimo