QUE DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?



Por: Hélio Bulaimo

O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
Então levou-os para fora e perguntou: "
Senhores, que devo fazer para ser salvo? "
Atos 16:29,30

Em um caloroso dia na palestina, descia uma equipe missionária, Paulo e Silas, vindo da famosa Jerusalém, munidos das cartas de orientação espiritual aos gentios, em uma convenção apostólica liderada pelo pastor e apóstolo Tiago, homem de joelhos calejados que do camelo, fruto de tantas horas em oração. Como pode-se afirmar, que aquela geração primitiva de cristãos, era uma comunidade de homens e mulheres que tinham “Quartos de Intimidade com Deus”. Como bem diz o título “Quarto de Guerra” filme lançado em dezembro de 2015 no Brasil da Indústria cinematográfica cristã do gênero Drama dirigido por Alex Kendrick, Assim, depois de uns dias de conferência em Jerusalém, depois de tantos relatórios expostos ante a Igreja – mãe. A equipe missionária retorna às novas igrejas. A equipe prosseguiu viagem, apresentando as decisões do concilio de Jerusalém a todas as igrejas visitadas. O irmão Lucas, que com certeza era também um médico querido, toma o cuidado de enfatizar que essas decisões não vieram dos missionários nem das igrejas que os enviaram, mas foram tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém. Diz o médico narrador, de que naqueles relatórios continha o resultado daquelas visitas missionárias: As igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número. Bem, a expedição missionária está prestes a alcançar novas regiões. Sendo assim, lá vai a equipe missionária com a fé firmada em Cristo, dispostos a sofrer toda e qualquer circunstância por amor a alma perdida. Tinham em mente a poesia de combate “de sorte que em nós opera a morte, mas em vós a vida”; Paulo lança o seu olhar pelo mapa e logicamente via a região da costa oeste da Ásia Menor, lugar certo para começar a pregação cristôcentrica para as almas perdidas. Paulo experimenta uma certa frustração, pois o Espirito Santo o proíbe de pregar aquela região, de modo que o apóstolo e seus colaboradores passaram pela região da Frígia e Galácia, onde possivelmente evangelizaram a população local, e rumaram para Mísia. Mas como quem comandava aquela viagem não era o homem, e sim, o Espirito de Cristo, acontece que este, não permitiu que os missionários seguissem até a Bitínia, de modo que se dirigiram a Trôade, uma cidade portuária do mar Ageu. E veja que até aqui, o Espirito Santo os havia impedido de pregar, mas agora mostra com clareza para onde deviam ir. A direção foi concedida na forma de uma visão na qual Paulo viu um varão macedônio que o chamava para ir a Macedônia ajuda-los. A viagem continua, pois convinha que chegassem a uma cidade dentro da macedônia, ó glória.

Passa pela Macedônia, ajude-nos. (Atos16.9b)
Clamor, é algo que em todos os continentes se vivência. Imagine-se você passeando pela rua, e de repente depara-se com um mendigo, e este fitando os olhos para você diz: Passa pela minha vida, ajude-me. Que susto! Assim diria você. Pois ser surpreendido por um clamor desses, muitos de nós a resposta tem sido: Sinto muito, mas hoje não tenho dinheiro. Ou talvez, nem damos importância à esse tipo de clamor. Já assisti várias vezes, eu fazendo um trabalho de panfletagem nas cidades de formosa e planaltina de goiás no Brasil, em certos semáforos contemplei certos motoristas que fechavam o vidro da porta da sua viatura depois de ver que se aproximava um necessitado. Lamentavelmente, creio que existiam ali naquelas viaturas pessoas que respondiam o nome de “cristãos”, que com certeza tinham uma resposta para dar, mas infelizmente preferiram ignorar o próximo. Seria o dinheiro a solução de tudo na vida do necessitado? De modo nenhum. Muitas vezes, um simples “oi” na vida de alguém, vale mais do que muita filosofia. Na vida em que estamos, muitos homens gastam sua saúde ganhando dinheiro, e depois, gastarão todo dinheiro seu para ganhar a saúde, infelizmente a maioria acabam perdendo a saúde sem ter o que é mais valioso, a salvação da alma. O varão macedônico clamava dizendo, passa pela Macedônia, ajude-nos. Assim também no mundo, existem muitas vidas clamando não simplesmente pelo médico sem fronteira e nem pelo dinheiro que perece, e muito menos por hábitos e costumes. No mundo pessoas clamam por Cristo, e este, o Salvador. Ó vós que tendes Cristo no coração, escutem nos vossos cultos racionais as nações clamando: Passe pela nossa vida, ajude-nos. O maior orgulho de um Cristão é, de pregar onde Cristo não pregou sendo ele homem na terra; Oceania Cristo não pregou, então você pode pregar hoje.

Filipos: cidade sem sinagogas.

No âmbito histórico, percebe-se que não havia sinagogas em Filipos. No sábado, os judeus se reuniam junto do rio, fora da porta cidade. Os missionários se dirigiram, portanto, a esse local. (Atos16.13). Tudo indica que a maioria dos devotos ali presentes eram mulheres, pois Paulo e seus colaboradores falaram às mulheres que para ali tinham concorrido. Preste bem atenção a essa lição para aquele que pensa que uma igreja não possui condições de crescer sem homens. O crescimento da igreja não depende do gênero que frequenta as denominações, muito menos de um religioso que se acha merecer a santidade, e sim de Cristo, o fundador dela. Dentre os presentes, havia uma mulher chamada Lídia, comerciante da cidade de Tiatira e temente a Deus. Lídia ouviu atentamente, e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Do que entendemos que o Senhor deu-a uma fé salvadora. É o Senhor quem capacita as pessoas a crer no seu evangelho, e não o pregador. Ciente de tudo isso, como pregadores não vamos nos preocupar se a nossa pregação levará pessoas a se converter ou não. Basta que preguemos a verdadeira palavra no poder do Espirito Santo, e deixemos que Deus controle e cuide dos resultados. Em Filipos, Paulo se depara com um espirito satânico que operava por meio de um indivíduo. Antes disso, em casos como esses, Paulo já tinha declarado que Barjesus era “filho do diabo”, (Atos13:10). No caso aqui, um espirito maligno adivinhador se havia apossado de uma jovem serva, e seus senhores lucravam com sua capacidade de adivinhação, (Atos 16:16). Não é de se surpreender de que, em nosso meio hoje estejamos rodeados de curandeiros, adivinhadores, macumbeiros, feiticeiros, exorcistas e charlatões, homens e mulheres do malignos com a capacidade de devorar o povo como se estivessem comendo o pão. Isso, não somente acontece fora dos templos, mas sim até dentro dos cultos. No mundo temos indícios de crentes tendo reforço ministerial pela macumbaria, e isso no seio eclesiástico. E, como cristãos, devemos aprender com a atitude de Paulo nessa situação
O espirito maligno que estava na jovem fez uma revelação extraordinária aos senhores dela, enquanto ela seguia os missionários dizia: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. (Atos16.17). Aparentemente essa declaração poderia alegrar a muitos de nós hoje como pregadores do século XXI, e como uma geração amante de títulos. Mas não foi essa a reação de Paulo e Silas na vida missionária do século primitivo da era cristã. Essa cena se repetiu por muitos dias, mas infelizmente não há registros de que alguém se tenha convertido como resultado dessa revelação. Podemos entender aqui que, a intenção do maligno não era de atrair pessoas para Cristo, e muito menos de ver almas libertas. Mas, de criar confusão no evangelho e no próprio chamado missionário. Paulo se perturbou tanto com a gritaria contínua daquela jovem, que ordenou ao espirito maligno: Em nome de Jesus Cristo...retira-te dela. (Atos16:18b). Deixa eu enfatizar a forma como o nome de Jesus é usado nessa passagem, e em que ocasião. Atualmente é normal escutar nas piadas, até gente sem compromisso sério com Cristo usando as frases como: Está repreendido em nome de Jesus! ... Está amarrado, em nome de Jesus ou no sangue de Jesus! Tenhamos cuidado de jogar palavras assim para a vida dos outros, pois é provável que estejamos jogando praga para nossa própria vida. Primeiro, porque o nome de Jesus é nome do Senhor e Deus da história, (João 1.1-3 e 1João 5:20); segundo, o nome de Deus não deve ser pronunciado em vão, (Êxodo 20: 7). Tenhamos máxima reverencia e temor de usar o nome de Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé. No caso de Paulo em Filipos e durante toda a trajetória missionária, o nome de Jesus não é usado como um instrumento para obter resultados, mas como forma de declarar a autoridade de Jesus Cristo em expulsar o espirito maligno. E veja que o resultado foi imediato: E ele, na mesma hora saiu. (Atos16.18b). Na verdade, o ministério cristão na terra deve trazer perda para o maligno e vitória para a alma perdida, e olha que o diabo não cede com facilidade isso. Com isso, os missionários enfrentam cadeias, açoites e muita tortura. Tudo em prol do Reino de Cristo.

QUE DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?

Voltamos a questão do título do nosso estudo, pois para se entender um texto, é necessário estudar-se o contexto dele. Neste caso, vamos nos presumir no cenário da “prisão abalada pelo poder sobrenatural” lá em Filipos.
Apesar dos açoites e encarceramento, Paulo e Silas usaram a ocasião de forma proveitosa e, no silencio da noite, oravam e cantavam louvores a Deus. (Atos 16.25). É de suma importância destacar que o texto não informa o conteúdo das orações. Mas pode se cogitar que seja algo relacionado ao evangelho, segundo diz o dr. Tokunboh Adeyemo, no comentário bíblico africano, p.1363. Apesar de ser quase meia noite o seu comportamento não passou desapercebido, pois, o resto dos presos escutavam o louvor e a oração dos servos de Deus dentro daquela situação. Nisso, somos lembrados de que devemos demonstrar gratidão e alegria em tempos de grandes circunstancias, isso, é algo que nos desfia atualmente. Pois, somos uma geração que somente se alegra quando a dinheiro entra na conta bancária, quando a carne na mesa não falta, na ausência de dores em casa, e suma quando somente Deus nos abençoa. Está difícil se alegrar na tribulação. E outro detalhe de grande desafio atual, é mais fácil dizer que estou alegre na aparente tribulação, mas não amar quem nos oprime. Isso, é fato e não lenda para os nossos dias.
Houve um terremoto naquela cadeia. Os terremotos são fenômenos que podem ser causados por falhas geológicas, vulcanismos e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. A maioria dos abalos sísmicos é provocada pela pressão aplicada em duas placas contrárias. Portanto, as regiões mais vulneráveis à ocorrência dos terremotos são aquelas próximas às bordas das placas tectônicas. Tocando nesse assunto de terremotos, podemos imaginar algo da nossa atualidade, Na América do Sul, os países mais atingidos por terremotos são o Chile, Peru e Equador, pois essas nações estão localizadas em uma zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e a Sul-Americana. Mas no caso de Filipos, foi algo que sobrenaturalmente aconteceu. O texto focaliza-se principalmente na história do carcereiro e, não informa, portanto, o que foi feito dos demais prisioneiros.
O carcereiro se dirigiu a Paulo e Silas como se estes, fossem seus superiores (Atos 16:29-30). Com toda noção da autoridade do Deus que aqueles homens hebreus serviam, prostrou-se com o rosto em terra para clamar por misericórdia. Perguntou, desesperado: Que devo fazer para que seja salvo? (Atos 16. 31). Aqui encontra-se uma das questões que considero ser a maior questão soteriologica da história humana. Com ela, nascem as religiões no mundo, isto é, o homem em busca de Deus. Por outro lado me fascina a resposta sucinta e objetiva de Paulo e Silas: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos16.31). Esta é a resposta magna de toda pergunta soteriologica que o homem pode inventar a respeito da salvação, Crer em Jesus.

A História da irmã do vestido vermelho
Um dia desses em Brasília, em especial no plano piloto na L2 sul, conversando com uma das colegas do curso de professores na área de alfabetização e evangelização internacional, pelo instituto Makhenze, estávamos discursando sobre a prática missionária, quando depois de tocarmos o assunto sobre ofertas, a colega se manifestou com uma lamentável declaração que ela manifestou dizendo: Hélio, quando eu era nova, tinha único roupa para me vestir à igreja nos cultos, sendo que com isso a maioria dos irmãos na igreja, me conheciam pelo meu vestido vermelho...Irmão Hélio, é lamentável dizer, mas assim como a mulher do fluxo de sangue descrita na bíblia, a mulher que ninguém chamava pelo nome, e sim pelo problema; assim também, muitos irmão na igreja judiam os outros pelo problema que enfrentam. Muitos chamam os outros pelos defeitos, e não pelo nome próprio. O dia que Cristo me abençoou com novas roupas, já queriam procurar saber o meu nome. Infelizmente isso é um fato real.
Amados, paremos para pensar. Que devo fazer para que seja salvo?
Selecionei algumas respostas frequentes que direto e indiretamente respondemos a essa questão, veja abaixo.
Analisando uma questão dessas para os nossos dias, é mais fácil para muitos de nós dizer:
·         Venha na Igreja, e seja evangélico.
·         Venha na Igreja, e seja católico.
·         Venha na mesquita, e seja islâmico.
·         Dê o seu dizimo, oferta ou até zaka alá serás abençoado.
·         Seja da Maçonaria, seja buda, seja hindu.
·         Venha na campanha X ou Y, serás salvo.
·         Venha escutar a pregação do fulano de X ou Y, serás salvo.
·         Faça sacrifício ou venha receber a unção com o pastor, bispo, presbítero e muito mais.
·         Venha beber da água do Jordão, tocar da pedra de Israel serás salvo.
·         Seja batizado.
Esses e muitos títulos que organizamos com teses teológicos para argumentar a resposta da questão, Que devo fazer para que seja salvo? O ser humano é um ser limitado e ganancioso que até luta para sistematizar Deus que é um ser eterno. A resposta dos discípulos de Cristo foi bem objetiva e simples: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos16.31). No mundo em que vivemos, há muitos carcereiros, que não precisam de ser evangélico, muito menos católicos para serem salvos. Simplesmente precisam de Crer na pessoa de Cristo, e como resultado disso, vem a salvação não somente individual, mas coletiva, pois a salvação é para todos. A exemplo disso, o malfeitor crucificado ao lado de Cristo, não foi batizado e nem participou em nenhuma campanha de milagres. Mas, creu em Cristo, e foi salvo.
Paulo e Silas, poderiam dizer para o carcereiro na visão judaizante para ir em Jerusalém oferecer um carneiro e ser circuncidado e depois receber a Cristo. Mas, simplesmente deixaram para atrás toda a obra humana e ritual, e ali declararam uma salvação pela fé, e não por obras. (Atos16.31 cf: Efésios 2. 8-10 ). Hoje, temos essa visão judaizante aterrorizamos os novos convertidos com rituais que nada têm a ver com a salvação, como consequência fabricam-se igrejas cheias de pessoas incutidas de religiosidade falsa, dizendo – se: Eu sou pentecostal ou Eu sou católico apostólico romano. É mais fácil Deus se aproximar de um carcereiro que reconhece ser pecador em Filipos, que de um religioso que se acha ser santo no templo de Jerusalém.
Dentro dessa visão vem aqui uma outra questão que enriquece a central: Que Deus você prega?
·         É seu pastor da Igreja?
·         Seu teólogo favorito?
·         É a lei?
·         É sua denominação?
·         São os seus hábitos e costumes?
·         Sua cor de pele?
·         Seu dinheiro?
·         Sua profissão?
·         Seu namoro/noivado/casamento?
·         Sua beleza/postura?
Quem é o seu Deus? Paulo, escrevendo a sua carta à seu filho na fé que estava em creta, pastor Tito, ele vislumbra ali o comportamento de alguns irmãos que se diziam ser cristão até fervorosos: Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra. Tito 1:16. Temos em nosso meio um cristianismo manipulador, em que o centro é o homem, e não Cristo. Se você quer realmente compreender um homem, não apenas ouça o que ele diz, mas observe o que ele faz (Maurice Blondel). Confessamos a graça, vivemos a lei. Aparentamos doar, para cobrar prestação de serviço. Mas, Paulo atendeu o clamor dos Macedônios indo lá pregar “Cristo, o ressurreto”, escutou a pergunta do carcereiro: Que devo fazer para que seja salvo? E com amor deu uma resposta objetiva dizendo: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos16.31).

Finalmente, com esse estudo em resposta a questão soteriologica, Que devo fazer para que seja salvo? Entendemos que, no mundo estamos repletos de várias visões que tendem a responder a pergunta, mas todos são falhos exceto a do evangelho de Cristo: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos16.31). E esta resposta, somente a Igreja de Cristo na terra carrega o direito de tê-la. A filosofia grega prega a mitologia baseada em Lusíadas de homero e Odisséia; a ciência naturalista prega o evolucionismo darwiniano; o censo comum junto com o empirismo prega práticas cotidianas e experiências humanas; a tradição prega hábitos e costumes, ao passo que hoje na maioria das vezes a teologia prega religião. Algo que não poderia acontecer. Pois a teologia sadia deve pregar a Cristo, e este o ressurreto. Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
2 Timóteo 4:1,2.
Hoje, é necessário conscientizar a todos de que dogmatismo religioso vai passar, materialismo também. Mas, Cristo e a sua palavra permanecem para todo sempre. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Hebreus 13:8. Meu maior desejo, que a gente seja de Cristo e não de nós mesmos. Deus assim, abençoe ricamente no despertamento. Glória a ele retribuo para todo sempre. Amém.



Autor: Hélio Bulaimo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pequena Biografia de Hélio Bulaimo