QUEM TERIA INCITADO DAVI A FAZER O CENSO, DEUS OU DIABO?



A Bíblia é a Palavra de Deus apresentada em palavras humanas na história. Ao lermos a Bíblia isolando passagens uma das outras, podemos assim pensar que existem contradições. Mas se lermos usando as passagens para se complementarem, entenderemos melhor o propósito divino nos textos sagrados. Em certos textos são omitidas as informações que existem em outras por causa do que Deus quer transmitir ali.  É importante saber que a Bíblia ela explica-se a si mesma. Outro ponto de destaque é o contexto. Todo texto é bem esclarecido pelo seu contexto. Sem esquecer que existem textos que são perícopes, termo grego que significa “cortar ao redor”, isto é, são textos completos, que têm início, meio e fim. Tal é o caso de João 3.16.

Em 2 Samuel diz que o Senhor Incitou a Davi a fazer o censo do povo.
Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá. 2 Samuel 24:1.

Em 1 Crônica diz que foi Satanás que incitou a Davi ao censo.
Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.
1 Crônicas 21:1

Nas duas passagens pode parecer uma grande contradição, pois relatam o mesmo episódio durante o reinado de Davi, rei de Israel e, homem segundo o coração de Deus. Mas aparentemente com descrição de incitadores diferentes. Ambos os textos narram a presença de alguns personagens além do Senhor, Satanás e Davi, manifesta-se também a presença do povo de Israel, de Joabe o capitão do exército militar israelita, Araúna o jebuseu e seus quatro filhos, Gade o vidente, e por fim o Anjo com a espada.

Na Bíblia temos evidência de passagens aparentemente contraditórias, mas que se completam. Como o caso da natureza de Deus, que em uma passagem diz que Deus não é filho do homem para que se arrependa, e em outra diz que Deus se arrependeu de ter feito o homem. Na verdade, as duas passagens aconteceram, mas que a primeira demonstra o peso da dor no coração de Deus em relação ao pecado que atingiu ao homem, e a segunda, completa a primeira no que tange a firmeza de Deus nas suas promessas e na fidelidade da sua palavra. Como também a da causa da morte de Judas, que em uma passagem diz que ele se enforcou e em outra que caiu de uma certa altura e morreu. Com certeza, as duas passagens confirmam a verdade, porque as duas coisas aconteceram: ele se enforcou e caiu. Pois com isso como diz Paulo, que a palavra é digna de confiança: Se morremos com ele (Deus), com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:11-13. Firmemo-nos no que se entende que Deus nunca se nega, mesmo que o homem se corrompa ou se desvie da fidelidade de Deus.

 O que é Incitar?

A palavra incitar pode significar, estimular (alguém), encorajar, instigar. Palavras sinônimos a essas.
QUEM TERIA LEVADO DAVI A FAZER O CENSO, DEUS OU DIABO?
Continuando com o nosso assunto em estudo, podemos afirmar que Deus poderia encorajar a Davi na desobediência? De modo nenhum.  E o diabo, Qual é o papel desse personagem nesse cenário?
De uma forma alegórica, vejamos a história bem conhecida da passagem em Jó, pois ali vislumbramos a ação do diabo em causar o mal na vida de um servo de Deus, e que todo sofrimento passado, serviu para uma disciplina na vida do servo Jó.

Tente perscrutar em uma idealização, que tudo que foi dito de Davi sobre o censo do povo e as consequências que isso trouxe fosse dito de Jó: suponha que existisse uma passagem dizendo que o Senhor lançou sobre Jó todo aquele sofrimento e em outra que foi Satanás quem fez isso. Porém, como temos o texto de Jó bem detalhado, aprendemos dele a manifestação de Deus. Isso nos ajuda com clareza que foi ideia de Satanás causar todo aquele mal, mas que ele não podia agir sem a permissão de Deus. Então precisou passar pelo céu e só saiu de lá com essa permissão porque Deus tinha algo a ensinar a Jó. No tocante das coisas, Deus sempre cumpre os seus propósitos, ainda que tenham sido desencadeados pelo diabo, que nem se dá conta de que ele não passa de um servente na seara de Deus.

Portanto na passagem do censo de Davi deve ter acontecido o mesmo, já que temos em Jó uma forma prudente de agir, do modo de Deus administrar as coisas; Satanás maquina a coisa toda, Deus permite porque quer transformar aquilo em um instrumento de disciplina para o seu povo, e diabo coloca em ação.

Por um outro lado, vê-se a natureza humana de usar o poder delegado para manifestar o seu ego. Davi escolheu agir errado e o diabo cooperou nessa escolha de Davi. Pois nisso, verifica-se a vontade permissiva de Deus para que posteriormente Davi tomasse lição no sofrimento. Dentro disso, podemos disser a diferença entre a escola e a vida, é que na escola a gente aprende a lição para depois sermos provados; e na vida a gente é provado para depois aprendermos uma lição. Nesse episódio Davi passou por uma provação, que deu a ele uma grande lição da vida com Deus.

De fato, Deus não tenta a ninguém, e com certeza que ele não permite provação acima da nossa capacidade. Nas duas passagens acima citadas, Deus não é autor da desobediência e sim da disciplina. Davi foi quem desobedeceu a Deus fazendo o censo, que posteriormente ele se arrependeu, Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: "Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! " 2 Samuel 24:10. Satanás simplesmente cooperou trazendo na escolha arbitral de Davi, e Deus permitiu que o dano acontecesse, para que com isso servisse de ensino a Davi. Como pode Deus incentivar o homem a cometer pecado sendo ele um Deus santo? De modo nenhum. O ser humano tem vontade de escolha, como diz a Bíblia, Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:18,19. Deus coloca como proposta, e o homem tem a capacidade de exercer a escolha, pois ele não é um robô para ser manipulado.

 Que lição aprendemos nesse episódio?


De tudo isso podemos aprender que o diabo não tem poder para tocar o crente fiel em Deus, a menos que tenha a permissão explicita de Deus para isso. E o poder satânico não tem como reinar na vida de alguém, a menos que o homem escolha virar as costas a vontade de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor. Mas essa permissão Deus só dá quando aquilo servir para nossa disciplina ou ensino. Fazendo com que o mal se transforme em bem e em mais uma derrota para o diabo. Bem – aventurada é a pessoa ensinada pelo Senhor.

Autor: Hélio Bulaimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pequena Biografia de Hélio Bulaimo