A Pequena Biografia de Hélio Bulaimo

Quem é Hélio Bulaimo ?



Hélio Gomes Bulaimo. Nascido no dia 05 de Novembro de 1992, no continente Africano; em Moçambique, no estado de Cabo Delgado. Da tribo" macua". Solteiro, Filho de Rosa Helena Sualihina, comumente conhecida de (Helena Bulaimo), e de Pedro Gomes Bulaimo. Primeiro filho do casal Bulaimo.  Tendo como irmãos: Paciência Bulaimo (Irmão); Elvira Bulaimo; Adérita Bulaimo e Jesuína Bulaimo. Cresci num contexto da tradição Africana, sendo primeiramente doutrinado nos rituais de Islâmicos e das Crenças Idolatras da minha região. 

Meu Pai sendo professor sempre valorizou a educação como ponte de desenvolvimento social. Frequentei primeiramente o ensino fundamental na Escola primária de Unidade na cidade de pemba, e o ensino médio na escola secundária 16 de junho-pemba. Em 2008 meu Pai foi o primeiro a receber Cristo como seu Salvador de vida, de seguida Eu converti-me depois de tanta renitência devido a crença islâmica que me foi ensinada. Sendo que antes eu amaldiçoava o cristianismo e o seu Cristo, chegando a parar até na porta do templo cristão para zombar do Cristianismo e seus adeptos. Depois de um ato milagroso na conversão do meu pai que já estava soterrado pelo espirito de alcoolismo, e que agora se achava livre. E depois de um desafio de poderes entre o Allah e Jesus Cristo em minha vida, em um dia ensolarado num Junho tão quente por um ato de fé do meu pai Bulaimo, ele pode determinar que se manifestasse uma tempestade e que depois comandaria em nome de Jesus que parasse e "dito e feito", tudo obedeceu a voz de um Bulaimo da fé. A partir dali "O Deus dos Cristãos me surpreendeu sendo eu ainda islâmico. Confesso que foi dia 06 de Junho de 2008, que me converti a Jesus Cristo como o Guardião e Salvador da minha vida, depois da morte do meu segundo irmão de nome Zito Bulaimo.


 Em 2009 eu e meu pai agente se ingressou na Escola Bíblica das Assembleias de Deus de Moçambique (ETAD). Em seguida, 2010  Meu pai é selecionado como Diretor Adjunto Pedagogo da Escola primária de Alto-gingone; no dia 01 de junho nasce minha irmã caçula Jesuína Bulaimo; em Julho dia 13 meu pai é internado na UTI do Hospital Provincial de Pemba(HPP) vítima de asma e tuberculose; e no dia 18 de Outubro dia de celebração do aniversário da cidade de pemba. Pelas cinco da manhã meu Pai morre e parte para a glória de Cristo, Deixando-nos assim solitários nesta terra. 

Na morte do meu pai eu como filho primogênito tive que assumir a paternidade da família; nisso eu e a minha casa tivemos que passar por lutas familiares pela nossa crença; necessidades por falta monetária e muito mais. Em 2011 entrei no campo Missionário local onde liderei a Igreja Assembleia de Deus de Mahate numa aldeia extremamente muçulmana; em 2012 iniciei outros estudos teológicos no Colégio Teológico de Pemba (CTP), onde mais tarde ganhei a bolsa de estudos através do casal amado (Vinicius Van-Gualberto de Brito e Iael Gomes de Spindola) para aperfeiçoamento eclesiástico no Brasil. Em 2013 com a cooperação de Deus levantei uma nova congregação da Assembleia de Deus em Muxara, outra aldeia islâmica. Com a ajuda e cooperação da minha mãe na fé Missionária Nídia Marcela Mugas. 

Em 2014 graduei em Teologia, diploma recebido por minha mãe Helena Bulaimo, pois eu já estava em Maputo cidade capital de Moçambique tratando a questão do visto da viagem, na Embaixada Brasileira em Moçambique; que propriamente durou dez meses para aprovação da minha entrada no Brasil, durante este tempo eu pude criar amizades naquela cidade, onde liderei também o grupo de jovens missionários fundado por mim, com o objetivo de abrir e plantar novas igrejas naquela região. Com esse Projeto, primeiramente com vinte membros, em dois meses conseguimos abrir dois campos concretamente em Massinga e Marracuene. Fui também professor e secretário da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do bairro, Polana Caniço em Maputo, cujo pastor presidente responde pelo nome Felix Catela. 

No dia 23 de 2015 pelas 23;00, pela primeira vez entrei e pisei a nação Brasileira, passando primeiramente pela Etiópia e Togo. Atualmente resido em Brasilia-DF, no Brasil como Missionário, estudante e Irmão em Cristo ligado pelo sangue do meu Herói martirizado na naquela Cruz cruel. Congregando com a Igreja Assembleia de Deus do Novo dia, no Plano piloto, cujo pastor presidente é Hadman Daniel da Mata Silva. "Aqui tenho foco, aqui luto, aqui venço tudo para o bem do meu próximo". Base da minha fé:
RETORNO À MOÇAMBIQUE - ÁFRICA 

Exatamente foi em 2017 no mês de outubro, após conclusão da Universidade em Brasília, o foco tornou-se o de voltar a terra natal. Uma maravilha! Aqui seria mais um registo na minha vida. Para resumir o histórico todo, irei nomear os assuntos:

• Dia 23 de Outubro de 2017, após a chegada à Pemba e ser bem recebido pela minha amada família Bulaimo ( Mãe, irmão e irmãs), vizinhos e amigos, até a Igreja em Pemba...fui ao Colégio Teológico de Pemba, minha antiga escola de teologia, onde assumiria as responsabilidades de Diretor Pedagógico. Função que exerço até então. 

• De Outubro de 2017 a Outubro de 2018 - Fui missionário em tempo probatório na Base Missionária UM NOVO DIA em Pemba, liderada pela Missionária Nidia Marcela Mugas (conhecida por Mamita).

• Dia 13 de Outubro de 2018, casei minha amada esposa Bertina Bulaimo.

• Em 2019 - Tornei -me Missionário em tempo integral da ADAN - Assembleia de Deus Alcançando as Nações, de Brasília, presidida pelo nosso amado Pastor Márcio Luz Simões. Desde então sou membro da ADAN.

• Em Junho de 2019 chegou em Pemba pela primeira vez o meu amado pastor Márcio Simões, dali seria o início duma grande obra missionária na África, em especial em Moçambique.  Foi a implementação do projeto da construção da Escola Tempo de Alegria. 

• Em Agosto de 2019 regressei ao Brasil de novo, onde despedi-me da Igreja Novo Dia, e oficialmente passei a congregar a Igreja ADAN. Fui bem recebido com todo amor e carinho. 

• Dia 09 de Março de 2020 - O nascimento da minha filha Filadélfia Bulaimo, a primogênita. Presenciei um momento histórico na minha vida, trata-se da primeira neta da minha Mãe Helena Bulaimo. Era o início de grandes coisas em nossa família. Foi exatamente numa segunda-feira pelas 18:17, pesando apenas 2.300kg. Foi lindo ver minha mãe anunciando com toda alegria o nascimento da neta....enquanto isso, a alegria pairava entre todos. Foi um parto normal, e minha esposa Bertina Bulaimo foi bem tratada. Me lembro que a Délfia esperou todo mundo sair do quarto do parto pra ela chegar sem intervenção de nenhum agente da saúde por perto, contou-me a Tina depois. 

• Dia 03 de Agosto de 2020, perdi o meu avô Sualihina Halal Faita, pai biológico da minha mãe. Foi em Mavala. Impressionante que foi a primeira vez que alguém morreu em minha frente. Foi ali também que mostrei a foto linda da sua bisneta Filadélfia Bulaimo. Foi lindo ver a emoção nos olhos dele.

Deus em Cristo Jesus é tão grande e lindo, até  então, vivemos grandes desafios em Cristo Jesus. 

Comentários

  1. Deus te abençoe meu irmão, realmente a nossa vida começa quando aceitamos a Jesus Cristo como senhor e Salvador das nossas vidas,que ele possa continuar a boa obra que um dia começou, desejo todo sucesso em nome de Jesus Cristo, aquele que era e que um dia há de vir pra buscar a sua igreja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog