PROJECTO JOVENS QUE LÊEM


“Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” (2Pedro3.15).

O Projecto Jovens que Lêem (PJL), nasceu como um projecto apologético para Jovens Cristãos em Pemba. Tendo em vista que Pemba é uma cidade turística ao mesmo tempo de ideologia maometana já alicerçada, cresce também o numero das universidades como um campo de saberes que a maioria dos jovens aderem. E por falar em saber, nem todo saber é cristocêntrico; há que ter em mente a existência dos saberes cépticos e científicos  que podem minar a fé cristã. Diante dessa realidade, o PJL serve como canal de despertamento para a vida do jovem amante de Cristo.
NOSSA VISÃO
O PJL é um projecto essencial à camada juvenil cristã, em especial a igreja de Pemba – Moçambique, em sua missão na sociedade. Actualmente, e talvez agora mais do que nunca, deparamo-nos com muitos desafios no que tange a pureza do Evangelho, face aos muitos modismos teológicos e movimentos religiosos e ideológico como: tradicionalismo, feiticismo, islamismo e sectários que solapa Pemba e o país. Compreender adequadamente a verdade do Evangelho e ter condições de expô-la e defende-la diante da sociedade faz-se necessário, tendo em vista glorificar a Deus e preservar a pureza doutrinaria das Escrituras. E isso é essencial, uma vez que se não compreendermos adequadamente  essas maravilhosas verdades escrituristicas, consequentemente nossa relação com Deus e com o mundo também será afectada. Uma vida cristã sadia, de facto, passa pela adequada  compreensão da mensagem Bíblica. E o Projecto Jovens que Lêem (PJL) contribui directamente para a vida do jovem cristão em Pemba nesse sentido, na medida em que confronta os falsos ensinos face à pureza da Palavra de Deus.

O porque do Projecto?

O PJL,  é um projecto interdenominacional, mas cristocêntrico, com vigor juvenil que visa ajudar o jovem a ampliar sua visão de defesa da fé no meio dessa nossa geração, em especial no contexto da cidade de Pemba. Há muitas razoes para a existência desse projecto em Pemba, tais como:
·         O porque do projecto, a resposta é: porque há falta de jovens com preparo para defender-se diante das heresias que o mundo fabrica, das escolas até a sociedade no geral.
·         Tem muitos jovens nas Igrejas, que vivem como desigrejados _ sem saber do porquê estar na Igreja ou mesmo, ser uma Igreja;
·         Muitos que ingressam em Universidades locais como crentes, e saem como não crentes, por causas da dificuldade em defender sua fé diante das varias ciências filosóficas e naturalistas bem cépticas que ali encontram;
·         Tudo que os jovens precisam é estar preparado para responder a razão da fé e esperança que eles tem em Cristo. E, o PJL pode ser útil nisso.

Realidade vivida

É triste, por assim dizer, é triste. Ver jovens que frequentam os cultos/reuniões dos sábados somente com visão de ensaiar louvores para apresentar no culto geral de Domingo, e não precisamente buscar ter relacionamento com Deus com um entendimento claro das Escrituras Sagradas; muito triste ainda, é ver que nesses mesmos sábados a pregação da palavra tem menos peso, e que muitas vezes os pregadores pregam mais hábitos e costumes, ao invés da Palavra de Deus. É normal, que na Escola Bíblica Dominical alguns jovens frequentem por costume e não por amor e aprendizado da palavra; outros não frequentam não por ódio, mas porque não vêem a razão do porque estar ali na Escola Dominical, as vezes diante de um professor que nem a menos sabe citar os livros do Novo Testamento todos. Em Pemba, vivemos uma realidade de falta de ensino sadio. E, é triste dizer, mas essa realidade fuzila até na maior parte dos pontos do território nacional de Moçambique. Tem lugares (como em Mavala), onde a voz do Ancião tribal ou do clã, fala mais que a Palavra de Deus (Bíblia), e para os jovens cristãos que crescem nesses locais, o que dizer da fé deles? É de se lamentar! É raro ter um projecto que trabalhe com o jovem para uma visão apologética.

Mas se existe Escola Teológica em Pemba, porque ter o PJL?

 Lógico que temos escolas Teológicas como: o CTP (Colégio Teológico de Pemba); a África Desperta. E, ambas evangélicas; o Projecto Jovens que Lêem, não veio para tirar o prestigio delas, e muito menos das igrejas, mas de ajudá-los, tendo em conta que não se trata de uma nova igreja nem uma nova escola, mas um projecto servo para as Igrejas e as escolas locais. A verdade é que tem jovens com vontade de aprender a palavra, mas sem recursos para se ingressar em uma escola teológica, devido as propinas que lá se pagam. Outra coisa é, estamos diante de uma geração que os pais conseguem pagar propinas para os filhos nas escolas seculares, mas não teológicas. E, nós não podemos parar de ajudar essa camada por esse motivo, pelo contrário, estimula-los a amar a palavra de verdade.


OBJECTIVO GERAL
·         Criar jovens capaz de defender sua fé e formar outros defensores da fé em suas igrejas;
·         Criar unidade interdenominacional dos jovens por uma causa mutua: Amor a Cristo e a Palavra de Deus; ao mesmo tempo amor pelo evangelho de Cristo.
·         Fazer o PJL um projecto juvenil da Base Novo Dia em Pemba.
OBJECTIVO ESPECIFICO
·         Ajudar as Igrejas locais na capacitação dos seus jovens;
·         Munir os jovens do conhecimento Bíblico com a ajuda de literatura teológica sadia;
·          Criar um ambiente de debate, mas interactivo para os jovens.

COMO VAI FUNCIONAR O PROJECTO

Para uma boa dinâmica funcional do projecto, precisamos de uma boa estrutura dos trabalhos a ser desenvolvidos, neste caso o PJL, vai precisar de:
·         Compra de Material literário (Livros Teológicos);
·         Vai funcionar nos domingos, neste caso será domingo sim e domingo não. Por se tratar de leitura e debate de uma temática ou de um livro, exige muito preparo pra tal;
·         Existirão temas seleccionados e as vezes palestrantes seleccionados também para o tema do dia;

PERIODO DE ACÇÃO:

·         De Janeiro à Novembro.
·         Domingo sim, domingo Não.
Devido ao tempo de aulas seculares, viagens de visita a familiares e muito mais, o melhor tempo de acção é esse de Janeiro à Novembro.

METODOLOGIA

v  O jovem participante levará um livro, as vezes um tema sugerido para casa;
v  Terá duas semanas para preparar-se (Considerando que o encontro funciona domingo sim e domingo não);
v  Escolhe-se o livro do dia para se debater, as vezes será o tema sugerido para se debater;
v  Um voluntario escolhe-se para expor o tema do livro que leu;
v  A exposição dura em torno de 25 a 30 minutos;
v  Segue-se sessão de debate aberto para a turma toda, em torno do tema exposto pelo colega;
v  E num clima bem organizado pelo moderador do debate, chega-se a um consenso de aprendizado;
v  Ao fim de bimestre analisa-se quem teve boa maturidade apologética;
v  O seleccionado com maturidade será premiado com um livro teológico/bíblia como estimulo para continuidade de uma vida de amor a leitura.
v  Existindo orçamento para lanche, teremos lanche para abençoar o ambiente do PJL.

AOS PALESTRANTES

No caso de uma palestra organizada, uma visita de um palestrante os passos a seguir serão:
ü  É escolhido o tema e o seu palestrante;
ü  Acolhemos o palestrante para a Base Missionaria Novo Dia, lugar habitual dos encontros do PJL, com os participantes já na sala;
ü  Faz-se a abertura com uma oração e um bem vindo ao palestrante;
ü  Inicia a palestra, sempre condicionada para um ambiente juvenil (sem muitos protocolos);
ü  Após a exposição do tema, no final sempre segue-se de sessão de perguntas e respostas de uma forma moderada;
ü  Tendo lanche é servido bem no momento do debate;
ü  O palestrante deve ser sempre acolhido com alegria.

AOS VISITANTES
Receber visita sempre é bem vindo, em especial para o PJL. Temos como clausulas comportamentais em caso de receber visitas, no seguinte:
a)      Vamos evitar partidarismo no PJL;
b)      Amar o visitante como a nós mesmos;
c)      Faze-lo sentir o amor de Cristo que existe no meio de nós;
d)     Respeitar e cuidar o visitante;
e)      Em caso de ser um não convertido, ama-lo, acolhe-lo, ensina-lo, discípulá-lo e por fim, encaminha-lo a Igreja, isso depois dele entender o valor de ser membro de uma igreja;

LOCAIS DE COMPRA DO MATERIAL
1.      Maputo, a capital do país;
2.      Beira, a segunda cidade do país;
3.      Nampula, a terceira cidade do país.
Nampula, é a cidade mais próxima de Pemba, sendo que Maputo é a mais distante encontrando-se no sul e Beira no centro do país.
O material podemos conseguir nas livrarias da CPAD, Sociedade Bíblica do Brasil, FIEL, por vezes criando parceria com agência missionaria que tenha material para ajudar.

PARA INGRESSO AO PJL
Existem visitantes, mas também existem aqueles que querem ser membros do projecto. Ao que precisar fazer parte do projecto, sempre tem alguns requisitos a seguir:
ü  Ser cristão;
ü  Congrega em uma Igreja;
ü  Preencher um formulário;
ü  Amante de leitura;
ü  Copia de identificação;
ü  Seja paciente e longanimo;
ü  Evitar faltas.
ü  Nível mínimo de escolaridade 7ª classe.
ü  Capaz de trabalhar em equipe;
ü  Não bipolar.

AMBIENTES EXTRAS DAS ACTIVIDADES  DO PJL.
Além dos encontros habituais na Base Novo Dia, teremos como outros locais extras das actividades como:
·         Praia;
·         Praças;
·         Escolas.

CONTACTO:
Para mais informações a despeito do Projecto Jovens que Lêem, temos os seguintes:
Hélio Bulaimo (contacto de Moçambique)
+258848525193
Hélio Bulalimo (contacto WhatsApp)
+258848525193
Bertina Bulaimo (contacto de Moçambique)
+258847004212
e-mail

CONTA BANCÁRIA
Banco do Brasil
Hélio Gomes Bulaimo
Agencia:28630
Conta corrente: 4256670

 CONCLUSÃO

Um rebanho bem alimentado não dará problemas ao pastor. Do mesmo jeito, um jovem cristão bem informado na palavra torna-se uma autentica bênção para a casa do Senhor e para a obra missionaria no geral. Julgamos que o PJL, seja um canal de bênção para Pemba, pois nosso desejo é ter jovens muito educados como os judeus de Beréia, que recebiam a palavra de Deus com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de facto, assim. (Actos17.11). Gentilmente gratos em nome de Jesus nosso Mestre amado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pequena Biografia de Hélio Bulaimo